2015/06/20

MARGENS DE ERRO - SONDAGENS

Há uma coisa que se pode dizer com segurança. A nossa última estimativa separada de PSD e CDS, de meados de Abril, dava-lhes 27,9% e 6,8%, respectivamente. Somados, 34,7%. Logo, à pergunta "Vale a coligação menos que a soma dos seus membros?" a resposta parece ser um claro "Não".
Deixei propositadamente no gráfico acima as estimativas para o PS desde pouco antes da crise de liderança (na sequência dos resultados das Europeias) para que se perceba outra coisa. Podemos gastar os rios de tinta e os biliões de píxels que quisermos sobre a "descida" do PS, mas até agora não se infere descida alguma. Imediatamente antes das Europeias, o PS estava estimado em 37,4%. Em Dezembro, 37%. Hoje está em 37,5%.
Nos restantes partidos, tudo relativamente estável. A CDU, depois de uma descida em relação aos melhores valores da legislatura, cujo início coincidiu com a chegada de Costa à liderança do PS, tem estado estável em torno dos 10% desde o início de 2015. PDR e Livre não aparecem discriminados na sondagem da Católica, pelo que ficam na mesma na nossa estimativa. O Bloco, com um resultado muito bom nesta última sondagem, sobe um pouco.
(In, http://www.pedro-magalhaes.org/blog/)
Pedro Magalhães

Sem comentários: