2007/07/17

FILATELIA

Selos emitidos pelos CTT - Correios de Portugal, SA. em 2007
9 de Maio


Europa 2007 - 100 Anos do Escutismo
Há 150 anos nasceu, em Londres, o general Robert Stephenson Smith Baden-Powell (1857-1941). A sua heróica participação na Segunda Guerra dos Boers (1899-1902), que opôs os colonos sul-africanos de origem holandesa e francesa ao exército britânico, levou-o a escrever um manual para batedores do exército com instruções sobre como acampar e sobreviver em regiões inóspitas. Um dia viu uns rapazes a criarem brincadeiras com base nesse livro. Entusiasmou-se e, em 1907, resolveu organizar na pequena ilha de Brownsea, no Canal da Mancha, um acampamento com vinte rapazes a quem ensinou primeiros socorros, práticas de observação e técnicas de segurança para a vida na cidade e na floresta. Foi o primeiro acampamento escuteiro (de scout, batedor) da história. Na sequência desta iniciativa, Baden-Powell fundou e organizou as bases do Movimento Escutista que, a partir dos territórios do império britânico espalhados pelos cinco continentes, rapidamente alastrou por todo o mundo.
Em Portugal, surge via Hong Kong e Macau, onde foi instituído em 1911, por iniciativa de Álvaro de Mello Machado, oficial de Marinha que, regressado a Portugal, se empenhou na constituição da Associação dos Escoteiros de Portugal (AEP), fundada em 1913. Dez anos depois foi criado o Corpo Nacional de Escutas (CNE). Além destas duas instituições, também a Associação Guias de Portugal (AGP), vocacionada para a educação de raparigas desde 1931, é membro da Organização Mundial do Movimento Escutista, formada em 1920, actualmente com sede em Genebra, e de que a AEP foi fundadora. Assim, as três corporações têm como objectivo comum a educação de jovens através de trabalhos práticos em equipa, sobretudo ao ar livre, de forma a que estes assumam o seu próprio crescimento e perfilhem valores de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

28 de Maio

Moinhos de Vento - Açores

Os primeiros moinhos de vento de que há notícia no arquipélago açoriano datam de 1633, e refere-se a engenhos localizados em Ponta Delgada do chamado tipo "holandês", ou de "torre". Um modelo existente na ilha de S. Miguel, que pode ter a cimalha oitavada ou semiovóide com bico; em Santa Maria, apenas se encontram exemplares do primeiro género e na Graciosa, só do segundo. São moinhos fixos, de pedra, aparentados com os da Holanda, Flandres e Bretanha na forma geral da cupa, do sistema rotativo e do velame. Os da Terceira e do Faial, com características que também remetem para os do Norte da Europa são, de modo geral, mais atarracados e menos poderosos do que os seus congéneres das ilhas orientais. Já os da ilha do Corvo, embora fixos, de pedra, e de "torre", são do tipo português continental do Sul, com tejadilho pousado a meio da espessura da parede. Nas ilhas do grupo central do arquipélago estes moinhos coexistem com os de tipo giratório e de madeira. Uns têm pedestal de alvenaria, de forma troncónico, sobre o qual assenta a casota de madeira com espigão central e predominam nas ilhas de S. Jorge, Terceira e Faial. Nas duas primeiras e na do Pico há também moinhos de construção mais recente, que sobressaem por terem hélice de pás. Típicos de S. Jorge são os moinhos giratórios de madeira, com espigão excêntrico e com rotação sob duas rodas que rolam numa calha circular e que se assemelham aos existentes no litoral centro e norte do território continental.

30 de Maio

Transportes Públicos Urbanos (autoadesivos)















31 de Maio

Arquitectura Contemporânea Portuguesa (2º grupo)

Sem comentários: