2007/07/12

FILATELIA




Selos Portugueses emitidos pelos CTT - Correios de Portugal, SA, em 2007
15 de Março


Grandes Artistas Portugueses - 1ª Série (Manuel Cargaleiro)
Artistas Portugueses

Manuel Cargaleiro nasceu em Chão das Servas, Vila Velha de Ródão, 1927, viveu no Monte da Caparica desde 1928, ingressou no Curso de Geografia e Ciências Naturais da Faculdade de Ciências de Lisboa, 1946, optando logo depois pela Pintura e a Cerâmica.
Em 1957, bolseiro do Instituto de Alta Cultura, estuda Cerâmica em Itália, e a partir de 1958 fixa-se em Paris, cidade de referência para a sua vida e obra e onde ainda reside, partilhando-a na actualidade com Lisboa.
A obra gráfica e pictórica de Manuel Cargaleiro inscreve-se primeiro num movimento internacional de Abstracção em torno da Escola de Paris, intenso nas décadas de 1950 e 1960, caracterizada pela eloquência do gesto imediato, da cor em si e da exploração infinita de espaços absolutos.
Assente nestes princípios evolui para o registo de referentes concretos, entre espaços construídos e morfologias naturais, incidindo no seu imaginário a verticalidade das catedrais, o reticulado de cidades e janelas, as quadrículas dos azulejos a par do gesticulado das árvores, o ritmo repetitivo de flores e folhas, transpostos em pinceladas breves e em manchas dinâmicas, evidências do acto estrutural de pintar.
Revelam-se então vastas memórias: as catedrais góticas e as metrópoles cosmopolitas, os ritmos do casario português e a simplicidade rústica dos campos, a luminosidade das atmosferas, a melancolia lusa mas sobretudo a pulsão da vida, pelo prazer dos sentidos e pela alegria demonstrada como essência do ser.
A Cerâmica é para Manuel Cargaleiro outra disciplina preferida, trabalhada na olaria de José Trindade, Monte da Caparica, 1945, reforçada na aprendizagem com Jorge Barradas na Fábrica de Cerâmica Viúva Lamego, Lisboa, 1949, desenvolvida na criação de formas e matérias fulgurantes, numa atitude anticonvencional e experimentalista mantida até à actualidade, assim consagrando a tradição portuguesa da Cerâmica e do Azulejo.
Representado no Museu Nacional do Azulejo, Lisboa, a sua Cerâmica concentra-se no Museo Cargaleiro, Vietri Sul Mare, Itália, e, a par da Pintura e do Desenho, no Museu Manuel Cargaleiro, Castelo-Branco, um dos pólos da Fundação Manuel Cargaleiro cuja vocação é estimular a criação moderna nas Artes Ornamentais.

Paulo Henriques. Director do Museu Nacional do Azulejo

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17 de Março
200 Anos dos Tribunais de Contas na Europa





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23 de Março

50 Anos da Assinatura do Tratado de Roma



50 ANOS DO TRATADO DE ROMA

Em 2007 celebra-se o 50º aniversário da assinatura dos Tratados que instituíram a então Comunidade Económica Europeia e o Euratom. Com efeito, estes Tratados foram assinados, no Capitólio, em Roma, a 25 de Março de 1957.
Várias iniciativas destinadas a assinalar a data de assinatura dos 50 anos do Tratado de Roma, serão organizadas nos Estados membros no início do próximo ano.
A Comissão Europeia espera que os eventos que marcarão o 50º aniversário da assinatura dos Tratados, farão os cidadãos reflectir sobre a Europa que desejam para o futuro. A Europa é muito mais do que um simples mercado. E é por isso que deveríamos utilizar esta ocasião para mostrar aos cidadãos europeus que a União Europeia também trata do desenvolvimento sustentado, da cidadania, da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, da mobilidade dos estudantes universitários, dos direitos dos consumidores, da segurança dos cidadãos, entre outros assuntos.
Na altura em que Robert Schuman falava em -reconciliação criativa-, no início da década de 50 do século passado, a Europa era um projecto considerado universalmente como positivo. Hoje devemos ganhar essa aprovação e, para isso, temos de avançar em termos de transparência, de democracia e de diálogo.

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30 de Março
Série Transportes Públicos Urbanos 1º Grupo

Transportes Públicos UrbanosEmissão Base (1º Grupo)

A atracção da cidade constitui um acontecimento cujo registo histórico foi, desde sempre, documentável. Em 1837, inicia-se em Lisboa um processo de inovação com o estabelecimento da Companhia dos Barcos a Vapor do Tejo e Sado. Em 1856, foi inaugurado o Caminho de Ferro do Leste, ligando Lisboa ao Carregado. Por esta época, organizam-se em Lisboa as primeiras empresas de transportes urbanos de tracção animal (com as carroças do ¿Chora¿, do Joaquim Simplício, ou os trens, landaus, breaks ou char-à- bancs da Companhia de Carruagens Lisbonense), seguindo-se, vinte anos depois, a inovação dos "americanos" sobre carris. A cidade que crescera ao longo da margem, inicia com os transportes urbanos a ocupação do seu território interior criando zonas de descompressão urbana.O Caminho de Ferro acelerou os grandes fluxos migratórios de atracção para Lisboa e Porto. As cidades crescem numa primeira fase dentro do seu perímetro urbano, como Lisboa, com a "estrada de circunvalação" delimitada pelo largo de Alcântara, Maria Pia, Alto de Campolide, Duque de Ávila, Morais Soares, Cemitério Oriental da Cidade. Numa segunda fase, a cidade expande-se para a periferia, com o limite impreciso da sua fronteira. É o início de um processo longo que chega aos nossos dias, em que o "centro" se despovoa de residentes, por transferência dos mesmos para o território suburbano, crescendo exponencialmente a procura do transporte, perante o aparecimento de um novo mercado, da mobilidade.

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