25ª. BAJA PORTALEGRE 500

26 a 29 de Outubro de 2011

25 anos de história

Portalegre celebra nesta edição as suas Bodas de Prata num historial de grande riqueza.
Já lá vão 25 anos de aventura!

(Foto: In, http://www.google.pt/imgres?q=jos%C3%A9+megre&um=1&hl=pt-BR&sa=N&biw=1366&bih=597&tbm=isch&tbnid=twhIxBeZy7Yi4M:&imgrefurl=http://rodasdeviriato.blogspot.com/2008/09/feira-de-coleccionismo-e-do-veculo.html&docid=g9cnxROgpTQThM&w=400&h=300&ei=qiF1TqSXK6OI4gSFw6yWDQ&zoom=1&iact=hc&vpx=695&vpy=283&dur=68&hovh=194&hovw=259&tx=157&ty=100&page=1&tbnh=121&tbnw=161&start=0&ndsp=23&ved=1t:429,r:12,s:0)

Foi em 1987 que José Megre e Pedro Villas-Boas conceberam a prova que viria a ser a referência do todo-o-terreno nacional – a Baja Portalegre.
Ano após ano, a prova cresceu e incrementou-se, chegando mesmo a atingir um número de inscritos surpreendente e único, com 450 participantes, entre autos e motos, em 1992.
É natural e frequente identificá-la como a “prova rainha”, devido à sua singularidade, espírito e desafio com que os pilotos profissionais e amadores encaram esta prova e pelo apoio dos milhares de espectadores presentes, por vezes sob chuva inclemente, incitando e vibrando com a passagem dos seus ídolos.
Amada pelos portugueses e respeitada além fronteiras ao longo destes 25 anos, a Baja Portalegre contou sempre com a presença de pilotos de topo do todo o terreno mundial. Gilles Lalay, Stephane Peterhansel, Richard Saint, David Castera, Cyril Deprés Thierry Magnaldi nas motos, Colin McRae, Carlos Sainz, Jutta Kleinschmidt nos automóveis, entre muitos outros, permitiram aos pilotos lusos um confronto directo, quer pelos resultados quer pela exposição mediática, e serviu também de trampolim para muitas “carreiras” internacionais entre os pilotos nacionais.
Inserida na Taça FIA de Bajas desde 2002, a Baja Portalegre encontra-se integrada este ano na recém criada Taça do Mundo FIA de Rallies Todo-o-Terreno para os automóveis.
Nesta 25ª edição seremos observados por um elemento da FIM - Federação Internacional de Motociclismo - com o intuito de verificar as nossas capacidades organizativas para podermos integrar o futuro Campeonato do Mundo de Bajas já em 2012.
O ACP irá realizar na NERPOR uma exposição de veículos, fotos, objecto, etc, que visam retratar um pouco da história da prova ao longo de 25 anos.


Já abriram as inscrições

... até ao dia 7 de Outubro os valores bonificados para participar na 25ª edição da grande clássica do TT nacional.
Encontram-se já abertas - e a preço reduzido - as inscrições para a 25ª edição da Baja Vodafone Portalegre 500, prova pontuável para a Taça do Mundo FIA de Ralis de Todo o Terreno, Campeonato de Portugal Vodafone de Todo-o-Terreno, Desafio ELF / Mazda, Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno de Motos e Troféu Polaris Challenge.
Na verdade e até ao próximo dia 7 de Outubro, todos os potenciais concorrentes beneficiam de um desconto de 500 euros nos automóveis e 150 euros nas motos, quads, buggies e UTV, o que não deixa de constituir um importante valor para minorar os custos de participação no evento.
A partir daquela data, os licenciados ainda poderão fazer a sua inscrição até ao dia 14 de Outubro, mas já com os valores oficiais, pelo que será de toda a vantagem aproveitar este período para confirmar a sua inscrição.
(In, http://www.bajaportalegre500.com/pt/a-prova/noticias/entity/ja-abriram-as-inscricoes?bl=1)

Sem comentários: