2007/08/08

Rochas, Minerais, Gemas - GESSO



O gesso é uma substância, normalmente vendida na forma de um pó branco, produzida a partir do mineral gipsita (também denominada gesso), composto basicamente de sulfato de cálcio hidratado. Quando a gipsita é esmagada e calcinada, ela perde água, formando o gesso.
2[CaSO4.2H2O] → 2[CaSO4.½H2O] + 3H2O
Misturado com água, endurece rapidamente, adquirindo forma definitiva de oito a doze minutos. Existem vários tipos de gesso, cada um preparado para uma determinada função: cerâmica, decoração, moldes dentários e também na modelagem e fixação de placas para forro e na fundição de molduras.
Devido à sua facilidade em absorver água, mantém a umidade do ar em áreas fechadas, além de apresentar isolamento térmico e acústico.
O gesso é frequentemente utilizado no auxílio do tratamento de fracturas ortopédicas. Alguns críticos opõem-se a esta prática defendendo que o gesso pode constituir um potencial perigo para a saúde na medida em que aparentemente pode servir de potenciador ao desenvolvimento de microrganismos. No Brasil, tem como um grande centro de exploração o município de Grajaú, no Estado do Maranhão, considerado um dos maiores produtores de gesso e derivados do mundo.

Sem comentários: