2010/10/13

24ª. BAJA ULTIMATE PORTALEGRE 500

Por enquanto ainda não foi divulgada qualquer lista de inscritos, mas sabe-se que serão vários os pilotos estrangeiros que irão comparecer nesta prova, casos de Boris Gadasin e Bogdan Novisty da G-Force Motorsport, e de Krzysztof Holowczyc já apresentado como piloto da X-Raid, mas ao que tudo indica virá com a Nissan Navarra Offroad que tem utilizado. Este trio virá até Portugal discutir o título da Taça FIA de Bajas, não se avizinhado no entanto tarefa fácil para nenhum deles. Quem também já confirmou a sua presença foram os estreantes Erik Korda e Pal Lonyai. È muito provável que até à data da prova mais alguns nomes "grandes" do TT europeu se venham a inscrever, pois disso já demonstraram interesse.

Pelo lados dos Portugueses estarão presentes todos os pilotos habituais do CPTT, e só para citar alguns: Filipe Campos, Miguel Barbosa, Bernardo Moniz da Maia na categoria principal. Actualmente as probabilidades jogam a favor de Filipe Campos, que ao que tudo indica irá renovar o título de campeão nacional em Portalegre, mas numa prova com as características desta os imponderáveis são sempre uma sombra a pairar sobre as equipas, e o piloto do X3 terá que acima de tudo preocupar-se em chegar ao fim, caso contrário a sorte poderá sorrir a José Dinis Lucas, uma vez desde que este termine num dos lugares da frente da prova poderá em teoria conquistar o campeonato, no entanto, convém resalvar que ainda assim não será nada simples.
Quanto os Portugueses mais rápidos resta ainda saber se Ricardo Leal dos Santos participará, e que caso o venha a fazer com que carro se irá apresentar à partida, se com o seu X5 ou se com o X3 da sua nova equipa - a BMW X-Raid.

Nos T2 è também de prever que compareçam bastantes equipas, com todos os pilotos que regularmente participam nas provas a marcarem presença em Portalegre, onde se destaca Ricardo Porém - que se sagrou campeão da categoria em Castelo Branco, e Américo Antunes, - vencedor da classe também em Castelo Branco. Os T2 terá ainda como foco de interesse, a presença já campeão da Taça FIA de Bajas Cat - T2 , Nuno Matos, que já afirmou que mesmo com o título garantido, tem ambição de conseguir aqui um bom resultado.

A Categoria T8 deverá ser aquela que irá uma lista mais recheada em comparação com as restantes provas do CPTT, pois várias equipas escolhem esta como uma das poucas ou mesmo como a única prova em que participam.

Portalegre é um evento ímpar no panorama do todo o terreno em Portugal, e è prova disso o enorme interesse acerca do mesmo, ainda a mais de um mês da data em que irá para a estrada. Há muitos anos que é este evento que consegue reunir as maiores listas de incritos, e também o que mais público acolhe na beira da pista para assistir à passagem dos concorrentes, e neste momento tudo leva a crer que este ano a história irá uma vez mais repetir-se.

In, http://todoterreno.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=2680%3Abaja-portalegre-campeonatos-em-hora-decisiva&catid=72%3Abaja-portalegre-2010&Itemid=313

Foto de Boris gadasin, in http://www.rallybuzz.com/northern-forest-baja-2009-2/

Foto de Filipe Campos, in http://bussola.blogs.sapo.pt/75105.html

Foto de Nuno Matos, in http://formularali.wordpress.com/category/regional/tt/taca-internacional-fia-de-bajas/

Sem comentários: