2009/09/23

90 ANOS DE HISTÓRIA E GLÓRIA



Nove décadas de historial honroso e glorioso!

Quase cem anos de crescimento e afirmação!

Quase uma centena de anos de orgulho!

Hoje, gostaria de brindar a quem teve o mérito de fundar o Sport Club Estrela de Portalegre sob as verdes folhas da não menos grandiosa árvore do Rossio de Portalegre.
Os meritórios e históricos fundadores do Sport Club Estrela de Portalegre tiveram a visão, a ambição e a capacidade de projectar e concretizar um sonho que ao longo de noventa anos se desenvolveu numa realidade próxima de um feito centenário!
Hoje, gostaria de brindar igualmente a todos aqueles que ao longo de noventa anos contribuíram com dedicação, saber e orgulho no crescimento e na valorização do nosso Sport Club Estrela. Sucessivas gerações de quem nunca virou a cara às adversidades e de quem sentiu o nosso Sport Club Estrela nas vitórias e nas derrotas, seja no campo desportivo, seja no campo administrativo e conjuntural.
Hoje, gostaria também de brindar a quem representou o Sport Club Estrela de Portalegre no campo desportivo, desde o futebol ao voleibol, passando pela natação e pelo andebol, sem esquecer outras modalidades que corporizaram o passado e o presente do Sport Club Estrela de Portalegre.

Hoje, gostaria de brindar aos campeões que registam com letras douradas a História do Sport Club Estrela de Portalegre. Títulos, regionais e nacionais! Mas não queria destacar, aqui e agora, esta ou aquela modalidade. Queria, isso sim, distinguir igualmente todos os atletas, técnicos, dirigentes, funcionários e colaboradores que dão bocados ou grandes fases da sua vida pelo Sport Club Estrela de Portalegre. Sem todos eles… não estaríamos hoje, aqui e agora, a brindar a noventa anos de História do Sport Club Estrela de Portalegre!

Por isso, hoje, gostaria de ver coroado de êxito o trabalho de recuperação do seu património e o equilíbrio orçamental que todos tentam a custo encetar, com sacrifício e perseverança, dentro das possibilidades de cada um, que faz parte integrante da Família Verde. Um labor em prol de um projecto de dinamização e valorização do Sport Club Estrela de Portalegre. Um abnegado empenho em prol de um projecto de sustentabilidade e consolidação.

É tempo de se olhar de frente para o nosso clube!

Nós Estrelistas convictos... teremos de assegurar que estamos firmes na defesa intransigente dos interesses do Sport Club Estrela de Portalegre, mas ansiosos na expectativa de uma resolução definitiva para o futuro!

Hoje, a crise que nos afecta é globalizante. Sejamos realistas – não é uma fase irreversível… Houve noutros tempos fases cruéis e complicadas neste grande Clube e foram ultrapassadas, sabe Deus com que sacrifícios e perdas pessoais e materiais. Mas a chama verde continua acesa, como sinal de vitalidade e continuidade.

Mas o Sport Club Estrela de Portalegre é grandioso!

Grandioso porque é de gente humilde, gente que não vira a cara à luta! Gente que não vira a cara… ao Estrela!

Gente que tem e assume de cara levantada um plano estratégico, em curso, como nunca será demais realçar. Um plano estratégico sensatamente delineado para ser – e só assim! – escrupulosamente cumprido. Enfim, para partirmos, finalmente, para a estabilidade, credibilidade e desenvolvimento.

Porém, todos somos poucos!

Por isso, hoje, aqui e agora, em vez de um brinde… faço um apelo:

Que todos ajudem, com pouco ou muito do seu saber, da sua vontade e da sua capacidade, o Sport Club Estrela de Portalegre na concretização dos seus objectivos, para o desenvolvimento do Sport Club Estrela de Portalegre na competitiva actividade social, cultural e desportiva em que se circunscreve a sua existência.

É que já lá vão noventas anos… mas há mais, muito mais!

Com a devida vénia ao Passado, respeitemos o Presente… não esquecendo o Sport Club Estrela de Portalegre!

Hoje, neste momento solene e gratificante, brindo ao Sport Club Estrela de Portalegre!

Mas antes de me despedir deste singelo mas emotivo depoimento, (que já fez soltar algumas lágrimas) alusivo a uma efeméride marcante da História do nosso Sport Club Estrela de Portalegre, ao qual me honram todos os seus Órgãos Sociais, (aos quais também faço parte), mas nomeadamente ao Senhor Presidente da Assembleia Geral Dr. Arménio Morais, ao Presidente da Direcção João Martinho e ao Presidente do Conselho Fiscal Dr. Nuno Moniz, quero manifestar-lhes publicamente os meus agradecimentos pelos serviços que têm prestado à causa do nosso Glorioso Sport Club Estrela de Portalegre.
Bem hajam.
E aos nossos Sócios e Adeptos, a toda a Direcção, aos meus parceiros da Assembleia Geral e Conselho Fiscal, um grande e sentido abraço por este grande e ditoso dia 23 de Setembro.

Muitos Parabéns.

Viva o Sport Club Estrela de Portalegre.

Sport Club Estrela Sempre!

João Belém


Sem comentários: