PORTALEGRE, CIDADE PORTUGUESA

Portalegre é uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Portalegre, na região Alentejo e sub-região Alto Alentejo, com cerca de 15.800 habitantes.
É sede de um município com 446,24 km² de área e 25.980 habitantes (2001), subdividido em 10 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Castelo de Vide, a nordeste por Marvão, a leste pela Espanha, a sul por Arronches e Monforte e a oeste pelo Crato.

Freguesias

As freguesias de Portalegre são as seguintes:

História

A fundação de Portalegre remonta ao séc XII a.c. por Lísias, filho do Deus Baco, que ali repousou trazendo consigo gente que vinha na sua companhia. Edificou um forte, que serve de Igreja de São Cristóvão, dedicado a sua filha Maia, aquela que iria dar o nome àquela povoação. Maia arruinou-se e D. Afonso III procede à sua reconstrução, elevando-a à categoria de vila em 1259.
Em 1290, D. Dinis fortifica Portalegre e edifica o seu castelo com 12 torres e 7 portas (8, segundo alguns historiadores). D. João III, em 1550 eleva Portalegre a cidade, no dia 23 de Maio. Nesse mesmo ano, cria a diocese portalegrense. Portalegre torna-se capital do distrito com o seu nome em 1835, aquando da formação dos distritos no dia 18 de Julho. A ela, ficam associados 15 concelhos: Alter do Chão, Arronches , Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Marvão, Monforte, Nisa, Ponte de Sor, Portalegre e Sousel.

Geografia

Portalegre é a ligação entre o Alentejo seco e as Beiras. Aqui não existe uma orografia estanque, existe sim, um emaranhado de paisagens que conferem a este lugar características únicas. Cercada pelo sistema montanhoso de S. Mamede, Portalegre encontra-se entre 400 e 600 metros de altitude. A sul, do concelho podemos encontrar uma paisagem tipicamente alentejana, de seara e azinheira e a norte uma paisagem tipicamente beirã, serras e montes, penhascos e vales.
  • Altitude: 438 metros.
  • Latitude: 39º 16' 59" N
  • Longitude: 007º 25' 59" O

Natureza

Portalegre, pela sua posição geográfica, suporta um legado natural invejável. Os miradouros pelos quais podemos apreciar as belezas naturais deste lugar, deixam dar uma espreitadela pelos encantos dos contornos da cidade. Os miradouros:
  • Miradouro de Santa Luzia – Situado na Serra de Portalegre (679m) com magnífica vista sobre a cidade de Portalegre – Salão Frio.
  • Miradouro da Penha – Situado na Serra da Penha, inclui uma belíssima Capela do século XVII.
  • Miradouro das Carreiras – Local panorâmico de grande beleza paisagística. Na freguesia das Carreiras pode apreciar-se também a calçada medieval
  • Miradouro da Igreja de Nossa Senhora da Lapa – Pequena Igreja cavada na rocha situada a 1 km da povoação de Besteiros. Belíssima panorâmica do parque Natural da Serra de São Mamede.
  • Pico da Serra de São Mamede – Situado a 1025m de altitude, é o ponto mais elevado do continente português a sul do Tejo. Magnífica vista sobre a barragem da Apartadura, a Vila de Marvão, a Serra da Estrela e boa parte da Estremadura Espanhola. A sua geologia traduz-se na presença de xistos, grauvaques, calcários e quartzitos, litologia que se reflecte na variedade dos solos.
A visitar: Parque Natural da Serra de São Mamede.

(Textos In, http://www.memoriaportuguesa.com/portalegre)

Sem comentários: