Estreia mundial em Portugal do novo “Racing Lancer” Turbodiesel



A Mitsubishi Motors Corporation (MMC) e a Mitsubishi Motors Sport (MMSP) são responsáveis pela Equipa Repsol Mitsubishi Ralliart, com o apoio dos seus patrocinadores Repsol, Valeo e BF Goodrich.

O calendário 2008 da Equipa envolve a sua presença em algumas provas do novo Dakar Series, a Taça do Mundo de Todo-o-Terreno e do Troféu Internacional de Bajas, através do seu provado e comprovado Pajero Evolution.

Em paralelo com as suas actividades desportivas, a Equipa Repsol Mitsubishi Ralliart encontra-se numa fase adiantada de desenvolvimento do seu novo “Racing Lancer”, com o objectivo claro de ganhar o novo Dakar, em 2009.

Como foi oficialmente anunciado, o novo veículo terá uma nova motorização turbodiesel, testada anteriormente numa versão específica do Pajero Evolution, no Rali da Europa Central (1ª prova do recém criado Dakar Series), no Rali Transibérico – Portugal (2ª prova da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno) e na Baja de Espanha (3ª prova do Troféu Internacional de Bajas).

O facto da Equipa Repsol Mitsubishi Ralliart ter competido esta época com as restantes equipas de topo mundial da disciplina de Todo-o-Terreno, e muitas vezes em troços onde se atingiam velocidades próximas das que se praticam no Campeonato do Mundo de Ralis (WRC), permitiu à equipa obter toda a experiência e informação que de outra maneira não conseguiria, se tivesse limitado os seus testes “a solo”. Hiroshi Mazuoka competiu por 2 vezes no Pajero Evolution com a nova motorização turbodiesel e mostra-se verdadeiramente entusiasmado com o elevado potencial do novo motor diesel:
“A versão diesel é tremendamente fácil de conduzir, graças ao seu elevado torque, disponível numa ampla curva de binário”, diz Mazuoka. “Tem melhor performance que o carro com a motorização a gasolina, em termos de controlo nos pisos mais exigentes, assim como a sua capacidade de aceleração à saida das curvas e a sua velocidade em longas rectas. Com a afinação correcta a nível da suspensão, será confortavelmente rápido”.
Joan “Nani” Roma também pilotou no Rali Transibérico, o Pajero Evolution com a nova motorização turbodiesel. Os seus comentários incidem na necessidade de adaptação do seu estilo de condução ao torque do novo motor. Roma venceu 3 etapas no Transibérico e não se cansa de falar do potencial do novo motor turbodiesel.

O novo carro experimental já percorreu mais de 8.000km em testes e em competição, e os Engenheiros responsáveis por este programa aproveitaram ao máximo a oportunidade para desenvolverem uma nova geometria da suspensão, concebida para a diferente distribuição de massas e características de binário associadas ao novo motor turbodiesel. Trabalharam também num novo compartimento do motor, garantindo assim um arrefecimento mais eficiente dos orgãos mecânicos e dos seus componentes auxiliares. Inovações tecnológicas no turbo proporcionam uma melhor resposta a baixa rotação, assim como uma maior potência a alta rotação e tudo isto com aumento de fiabilidade.

O “Racing Lancer” esteve até final de Junho em 2 sessões de testes de 1 semana, em Espanha e em Marrocos, seguidas da sua revelação à Imprensa no início do mês. Com o “performance pack” definido e os normais problemas de juventude debelados, a equipa aproveita agora toda a experiência acumulada com o Pajero Evolution, para acelerar o desenvolvimento do novo veículo.

Prosseguindo a evolução para o Dakar 2009, a equipa inscreveu 3 Pajero Evolution a gasolina, no Rali Pax / Portugal, o 2º evento do recém criado Dakar Series (9 a 14 de Setembro). Os 3 carros serão pilotados pelo Stéphane Peterhansel (França), Luc Alphand (França) e Joan “Nani” Roma (Espanha). Este rali permitirá à equipa dar continuidade ao trabalho que tem vindo a desenvolver, na suspensão e nos pneus que mais tarde irão equipar o novo “Racing Lancer”.

O "Racing Lancer" irá continuar em testes, de final de Agosto até início de Setembro, em Marrocos, assim como no final de Outubro. Cada sessão de testes irá durar 2 semanas e em cada uma delas o "Racing Lancer" irá percorrer cerca de 4.000km. Seguindo o seu extenso programa de desenvolvimento, o "Racing Lancer" irá estrear-se em Portugal na Baja de Portalegre, 6ª prova da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno - FIA (30 de Outubro a 2 de Novembro). O carro será entregue às experientes mãos de Stéphane Peterhansel, o piloto mais vitorioso do Dakar, com um total de 9 vitórias - em motos e automóveis.

Sem comentários: