2009/07/06

O Significado dos Nomes G, H e I


Gaspar: Nome de um dos reis magos. Significa inspetor e indica uma pessoa que, por ser sensata e ponderada, encara o dia-a-dia com grande senso de responsabilidade. Outra das suas características mais marcantes é o ciúme, que ele precisa dominar se quiser ser feliz no amor.

Gastão: Significa hóspede e indica uma pessoa detalhista. Nada escapa à sua observação. Além disso, possui um senso de organização bem apurado. Às vezes fala muito, mas isso não chega a constituir um problema, pois todos gostam da sua conversa.

Gilberto: Significa famoso flecheiro e é a marca registrada de quem está sempre de bem com a vida. Encara os desafios com disposição, como se cada obstáculo fosse uma batalha já vencida. Do alemão "famoso com a flecha".

Glória: É um nome associado à Virgem Maria. Indica uma pessoa que sente irresistível desejo de se aventurar pelo mundo e conhecer lugares e povos exóticos. Em geral, realiza esse e muitos outros sonhos, pois é inteligente e esforçada.

Gonçalo: Significa aquele que se preserva mesmo no combate e indica uma pessoa que não foge à luta, quando se trata de alcançar seus objetivos, mas que não se deixa seduzir por causas que não sejam suas.

Guilherme: Indica um homem que se orgulha da sua força (física, mental ou moral) e se vale dela para auxiliar a pessoas de quem gosta. Do alemão "protetor, defensor".

Guilhermina: Significa protetora voluntária e indica uma pessoa que se orgulha da sua sabedoria e se vale dela para dar conselhos sempre muito úteis. Só não é nem um pouco sábia quando se trata de comprar roupas: para andar na moda, não se importa de gastar mais do que ganha.

Helena, Helene: Significa tocha, luz. Indica uma pessoa que parece estar sempre olhando para dentro de si em busca da sua verdadeira personalidade. E ela sabe tirar proveito dessa tendência, que lhe permite analisar bem todas as questões antes de tomar uma decisão irreversível. Do grego "tocha, luz, luminosa".

Hélio: Significa Sol e indica uma pessoa cheia de iniciativa, que tem muito senso de responsabilidade e desenvolve uma profunda ligação com a família. Destaca-se em atividades ligadas às artes e à filosofia. Do grego "sol".

Henrique: Significa senhor da pátria e indica uma pessoa boa e prestativa, apesar do seu ar um tanto arrogante. Os amigos sabem que podem contar com sua colaboração a qualquer momento. Do alemão "príncipe, poderoso".

Herculano: Significa relativo a Hércules e indica uma pessoa que encontra nos livros uma fonte para enriquecer sua visão do mundo. E ele associa a essa característica muita disciplina e senso prático, o que lhe abre as portas do sucesso.

Inês: Variação de Agnes, a casta, a pura, de origem grega. Naturalmente calma e ponderada, seus modos indicam até certa timidez. Quando gosta de uma pessoa, torna-se amiga fiel para toda a vida. Do grego "pura, casta".

Isabel: Teutônico ou hebraico. Izabel, a casta. Do francês Isabelle e do espanhol Isabel. Derivado de Elisabete. Variação: Isabéu. Nome que significa cumprir com as promessas. É próprio das pessoas que se regem pelo clássico lema "promessa é dívida". Respeitam escrupulosamente as decisões dos outros.

Sem comentários: