2009/03/15

Procura-se criador de vírus. Recompensa: 250 mil dólares

A Microsoft anunciou nesta semana uma recompensa de nada mais que 250 mil dólares para quem der informações do paradeiro do criador do worm Conficker, também conhecido como Downadup.

Essa praga se aproveitava de uma falha de segurança do Windows, fazendo com que o computador pudesse ser manipulado remotamente por meio de uma invasão. A Microsoft já soltou uma atualização de segurança para tapar o buraco, mas a idéia de recompensar quem conseguir “capturar” o indivíduo que criou esse malware faz parte de toda uma campanha de segurança entre a companhia de Bill Gates e um monte de empresas e órgãos para um mutirão de limpeza para erradicar o Conficker.Estão na empreitada a ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers, órgão mundial responsável por estabelecer regras do uso da Internet), a Symantec e a F-Secure, entre outros.

Mesmo com a correção de segurança, a praga continuou a se espalhar, porque também se propaga por meio de pen drives e por redes, entrando em computadores testando uma série de senhas fracas (como “1234″, “senha” etc.). Isso tudo meio que preocupou a Microsoft que agora lançou essa campanha justiceira que não só quer erradicar o mal como também punir o criador.

Se você não quer ser a próxima vítima do Conficker, baixe a atualização MS08-067 para seu Windows 2000, XP ou Server 2003. Se você acha que já foi vítima, utilize a Ferramenta de Remoção de Software Mal-Intencionado da própria Microsoft. E se você sabe algo sobre o criador do Conficker, avise a Microsoft agora e fature uma graninha.

Fonte: UOL Tecnologia

Sem comentários: